Rua XV de Novembro, 135 - Centro
(42) 3460-1155
X

Inauguração do monumento do Imaculado Coração de Maria

Quarta-feira, 20 de julho de 2022

Última Modificação: 20/07/2022 15:32:37 | Visualizada 264 vezes


Ouvir matéria

Em comemoração aos 105 anos de Teixeira Soares e das Aparições de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, na manhã de quinta-feira (14) aconteceu a Missa Solene para a inauguração do monumento dedicado ao Imaculado Coração de Maria, na Praça Irmãos Baumel.

 

“A data ficou marcada com muita festa, alegria e histórico para o nosso município, iniciando com a Santa Missa e a Coroação do Imaculado Coração de Maria, e a Consagração das terras do município, foi um momento único e de muita emoção”, aponta a vice-prefeita Juliana Belinoski.

 

O evento fez parte da programação do aniversário de emancipação política do município e, ao fim da missa solene, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que veio de Fátima/PT, foi coroada e levada em procissão da Igreja Imaculada Conceição até a praça, onde foi inaugurado pelas autoridades e fiéis presentes.

 

“Teixeira Soares completa 105 anos e também a terceira aparição de Nossa Senhora em Fátima/Portugal completa 105 anos. Só temos que agradecer a todos os munícipes que participaram desse grandioso evento e a todas as comunidades que vieram de outras cidades que engrandeceram esse dia”, aponta Belinoski.

 

Na ocasião, esteve presente o Bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi; as autoridades municipais, Prefeito Lula Thomaz e Vice-prefeita Juliana Belinoski; os vereadores da Câmara Municipal de Teixeira Soares.

 

A história do município vai de encontro com a do Imaculado Coração de Maria. A primeira aparição da santa foi em 1917, mesmo ano da emancipação política de Teixeira Soares. Em conversa com uma moradora da localidade do Faxinal dos Mineiros, Maria do Rocio Policeno, surgiu a ideia de instalar o monumento na cidade.

 

A vice-prefeita Juliana Belinoski agradece aos envolvidos no evento. “Agradecemos a coordenação do Grupo da Imaculada Coração de Maria, ao Grupo de Jovens SUED e aos coordenadores da igreja matriz, que juntamente com Padre Janescleo Guimarães e a Maria do Rocio vieram trabalhando e unindo forças para que esse momento acontecesse”, agradece.

 

Consagração ao Imaculado Coração de Maria

 

Nossa Senhora de Fátima apareceu seis vezes, entre o período de maio de 1917 a outubro de 1917, para três pastorinhos, na cidade de Fátima, em Portugal. Ano da emancipação política de Teixeira Soares.

 

Nos monumentos ao Imaculado Coração de Maria, encontram-se elementos do Antigo e do Novo Testamento, da Mensagem de Fátima e da Doutrina da Igreja.

 

Os três degraus constituem os alicerces do monumento e representam os alicerces da Vida Espiritual:

·         As quatro colunas do Monumento, onde se apoiam os vidros, representam as quatro colunas da Igreja, os quatro Evangelistas;

·         Dentro do Monumento está Nossa Senhora.

·         O telhado com quatro águas representa os quatro rios do Paraíso, como nos fala o Gênesis 2, 11-14, e por onde corre, para os quatro cantos do mundo, um ponto essencial da Mensagem de Fátima;

·         Em volta do monumento estão 5 pilares que sustentam um Terço, representando os Cinco Primeiros Sábados, pedidos na Mensagem de Fátima. O Terço está ali a lembrar que Nossa Senhora, em Fátima, em 1917, nas seis aparições, pediu que se rezasse o terço todos os dias.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também