Rua XV de Novembro, 135 - Centro
(42) 3460-1155
X

Gestores da saúde participam da etapa estadual da 18ª Mostra "Brasil, aqui tem SUS"

Segunda-feira, 08 de maio de 2023

Última Modificação: 11/05/2023 09:05:19 | Visualizada 378 vezes


Ouvir matéria

Na sexta-feira (05), o Secretário de Saúde Amauri Klossowski, a médica Gabriela Costa e a enfermeira Cecilia Antunes participaram da I Mostra Regional de Experiências Exitosas que aconteceu no auditório da 4ª Regional de Saúde, em Irati/PR, onde apresentaram o trabalho “O fortalecimento da APS como ferramenta para o protagonismo do homem no cuidado com a sua saúde”.

 

O objetivo do trabalho apresentado pelos agentes de saúde de Teixeira Soares é mostrar uma experiência bem sucedida que aconteceu no município nos últimos anos que é a “Saúde do Trabalhador”, em que é realizado atendimento noturno aos trabalhadores do município. Na mostra, o trabalho foi apresentado pela enfermeira Cecília Antunes, que apontou os resultados dos atendimentos noturnos que aconteceram com a médica Gabriela Costa, juntamente com a farmácia com funcionamento noturno.

 

Inicialmente, a saúde do trabalhador foi pensada para quem trabalha durante o dia, mas durante esses dois anos do programa foi percebido que o público masculino usou mais o serviço. Então, o projeto escrito pelos agentes de saúde, fez uma comparação entra a UBS diurna no posto do Rio d’ Areia de Cima (17% dos pacientes masculinos entre 20 a 59 anos que usaram o serviço durante o dia), comparando com o turno da noite, (durante 1 ano, entre 20 a 59 anos, 32.4% dos pacientes masculinos procuraram o serviço para fins preventivos). A conclusão foi de que a noite os homens usam mais o serviço devido ao horário e a dificuldade que eles têm em procurar atendimento diurno.

 

“Percebemos esse aumento da demanda para fins preventivos e que estava abrangendo uma política pública que é a saúde do homem, já que no posto tem atendimento a gestante, crianças, idoso, mental, e que ficava defasada na parte do homem, mas agora conseguimos promover essa atenção que é uma realização inédita na nossa regional e que sirva de inspiração para os outros municípios também. É uma conquista dos serviços de cada um, da gestão e principalmente da população que entendeu isso e está procurando o serviço”, aponta a médica Gabriela Costa.

 

Durante o evento “I Mostra Regional de Experiências Exitosas” foi classificado um dos trabalhos apresentados para a mostra nacional que acontece em julho, em Goiânia/GO. Ao todo, foram 5 trabalhos apresentados: 1 de Rio Azul, 2 de Fernandes Pinheiro, 1 de Irati e 1 de Teixeira Soares. 

 

Para os agendamentos dos atendimentos noturno do programa da Saúde do Trabalhador podem ser realizados na Unidade Básica de Saúde de origem do paciente ou na Secretaria de Saúde. 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também