Rua XV de Novembro, 135 - Centro
(42) 3460-1155
X

Realizou-se na semana de 09 a 13 de abril, em Te

Segunda-feira, 07 de maio de 2012

Última Modificação: 31/01/2019 12:01:05 | Visualizada 351 vezes


Ouvir matéria

Realizou-se na semana de 09 a 13 de abril, em Teixeira Soares, a primeira etapa da Oficina de Teatro “Cidadania em Cena”, que congrega adolescentes e jovens de diversas comunidades do município e busca oferecer formação cidadã aos adolescentes e jovens envolvidos na ação.


 

A iniciativa faz farte do Plano de Ação do CRAS de Teixeira Soares e busca congregar adolescentes e jovens de comunidades diversas para que, na interação dos seus conhecimentos, novas possibilidades de amadurecimento e desenvolvimento social se realizem. “Nessa perspectiva, a Oficina de Teatro “Cidadania em Cena” oferece a oportunidade de melhor desenvolvimento expressivo individual, que deve ser potencializado nas diferentes esferas de convivência dos jovens e adolescentes, entendendo-se que as relações sociais iniciam-se no ambiente familiar, constroem-se cotidianamente no ambiente escolar e se consolidam nos diferentes espaços comunitários de convivência.”, destaca a Psicóloga do CRAS, Sybil Dietrich.

Aplicando a Pedagogia da Alternância, os conteúdos trabalhados contemplam diferentes tópicos ligados ao teatro, mas enfatizam as possibilidades de desenvolvimento das capacidades comunicativas como instrumento de integração social.

Mais três fases estão previstas e o excelente envolvimento dos adolescentes e jovens comprova que as oportunidades que são apresentadas, quando bem fundamentadas, recebem a atenção da população para a qual é pensada, e as respostas se constroem com participação.

A realização da Oficina de Teatro Cidadania em Cena foi proposta pelo CRAS de Teixeira Soares, recebeu parecer favorável do Conselho Municipal de Assistência Social e imediatamente foi autorizado pela Gestão Municipal da Política de Assistência Social. “Temos um compromisso muito sério de criar oportunidades de desenvolvimento humano aos adolescentes e jovens do município e percebemos que a linguagem teatral é um recurso muito rico de possibilidades interativas”, destaca a Gestora Municipal da Assistência Social, Ana Maria Dib.

Segundo o instrutor da Oficina, Professor Robson Camargo, investir recursos públicos  em formação humana fundamentada na consciência cidadã, não é para qualquer político. “Rompe com a lógica determinante dos fazeres políticos estabelecidos e vai muito além, ao propor competências humanas como foco do investimento”, afirma Robson.

Cinadania em Cena: cena em ação é participação.

 Veja Também