Rua XV de Novembro, 135 - Centro
(42) 3460-1155
X

O evento ocorreu durante os dias 27 ? 28/09 no Gin

Quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Última Modificação: 31/01/2019 11:59:56 | Visualizada 477 vezes


Ouvir matéria

O evento ocorreu durante os dias 27 à 28/09 no Ginásio Municipal de Esporte Romeu Neves e teve a participação de todas as regiões do Estado do Paraná.

 


 

No total, 46 bandas participaram do XXIII Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras com mais de 4.800 pessoas envolvidas diretamente na promoção.

Durante os dois dias da competição, as diferentes formações musicais concorreram em diversas categorias e, mais uma vez, a Banda Municipal Guarany, que completa este ano seu centenário de fundação, conquistou a primeira colocação na categoria Banda Sinfônica Juvenil.

Para Henrique de Melo, Chefe da Divisão de Cultura de Teixeira Soares, “o campeonato correu muito bem e a promoção atingiu plenamente seus objetivos”. “ A presença do público também foi muito expressiva”.

O Presidente da Federação Paranaense de Bandas e Fanfarras, organizadora do evento anual, José Carlos Gonçalves, em entrevista ao Jornal Folha de Irati disse que a Prefeitura ofereceu a estrutura logística necessária para uma promoção deste porte, com muita eficiência. “Queremos salientar a excelente recepção que o prefeito e toda a sua equipe proporcionaram aos visitantes, o trabalho deles realmente surpreendeu.” “Foi gratificante ver um município pequeno receber com hospitalidade todo este contingente de pessoas, oferecendo alimentação e alojamento de qualidade e ainda propiciar toda a estrutura necessária para a competição, tudo isso deixou maestros e dirigentes das corporações muito satisfeitos”, declarou José Carlos, que também comunicou que a próxima cidade a sediar o campeonato será escolhida em março do ano que vem.

O Presidente José Carlos calcula que atualmente existam em torno de 180 bandas atuantes no Paraná. “Desse número, 140 são filiadas a federação e participam dos eventos anuais, como esse campeonato”. “E também realizamos workshops para músicos e maestros durante todo o ano”.

O presidente esclarece que estes cursos e oficinas são necessários não só para formar novos profissionais e reciclar conhecimentos, mas também para atender a grande diversidade de formações que uma banda ou fanfarra pode assumir.

“As fanfarras se diferenciam das bandas pelos instrumentos de sopro, que nas primeiras são melodicamente mais simples”, esclarece. “Por exemplo, as bandas marciais utilizam instrumentos de bocais, como trompete e trombone e as bandas musicais se valem de instrumentos de palheta, como clarinetes e saxofones, e as bandas de percussão usam xilofones e liras, e, há ainda também as bandas de tambores que não executam melodia, apenas o ritmo”.

A Federação Paranaense de Bandas e Fanfarras é entidade representativa das corporações musicais, fanfarras e bandas, do Estado do Paraná que atualmente tem sua sede localizada em União da Vitória.

Músicos e regentes que quiserem se inteirar da programação de cursos podem entrar em contato pelo telefone (42) 35228727.

Fonte: Jornal Folha de Irati.

 Veja Também