Segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Última Modificação: 31/01/2019 12:01:39 | Visualizada 4469 vezes
Conserva a cultura de gerações em sua beleza arquitetônica através dos tempos
Ouvir matéria
Em 1906, foi construída a primeira capela de madeira, em terreno doado pelo morador Sr. Horácio Nunes. Com a crescente demanda populacional de Teixeira Soares em 1925 cogitaram a ideia de uma nova igreja, foi lançada então no mesmo ano a pedra fundamental onde hoje é a matriz.
A construção começou em 1928, após a contratação do arquiteto Atílio Caporasso, com a ajuda dos fiéis e uma lei municipal aprovada em 30 de julho do mesmo ano, com o objetivo de concessão, auxílio para construção e arrecadação de fundos.
A matriz tem uma arquitetura no estilo barroco em seu interior, com imagens e pinturas sobre o teto caracterizando a mesma com um estilo único.
Em pesquisa documental do arquivo Curadoria do Patrimônio Histórico da Secretária do Paraná descreve como era o estilo da referida obra a “Igreja tem sua presença realçada por uma escadaria com degraus de “pedra-ferro”, oriundos das pedreiras do Passo da Capoeira. A entrada principal disposta no centro da fachada é feita por porta de folhas duplas coroada por bandeira de arco pleno e ladeada por janelas. À altura do coro, três óculos possibilitam ventilação no interior do templo. O frontispício tem como elemento mais destacado a torre sineira, ao centro, coroada por zimbório piramidal de forte inclinação. As linhas gerais da composição enquadram sua arquitetura como exemplar do ecletismo, reunindo no repertório formal adotado elementos do neoclássico – pilastras completadas por arcos em semicírculo – com as proporções alteadas, características do neogótico”.
Nas pinturas desenhadas sobre as paredes e teto, algumas levam nomes das tradicionais famílias da época; que de alguma forma contribuíram para a construção da matriz.
Em 28 de outubro de 1935 foi registrada a paroquia sob o decreto nº IX, protocolo 479/35; no Livro 1 da Cúria Diocesana.
No ano 2000, a igreja começou o processo de reforma e curadoria das pinturas mantendo o estilo e as características. Em 16 de maio de 2001, foi tombada pelo Patrimônio Histórico estadual no Processo nº01/00, Inscrição nº 136. Durante o período de reforma e reestruturação as missas eram realizadas no Salão Paroquial. Após a reforma em 2006, as missas voltaram a serem realizadas na matriz.
Desde sua inauguração ao todo passaram treze párocos ao município, atualmente é o padre Alceu João Maders. As missas são realizadas nas quartas-feiras (19h00min), sábados (19h00min) e domingos às 08h30min.
A igreja Imaculada Conceição em Teixeira Soares localizada no centro, na Rua Prefeito José Viana, Praça Padre Fidelis da Rota. Aberta a visitação das 08h30min às 11h30min e das 13h00min às 19h00min horas.