Segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Visualizada: 54 vezes
Ouvir matéria
A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) encaminhou convite para participação na Conferência da Mata Atlântica, realizada no Parque Barigui, em Curitiba.
O evento contou com a presença da COSUD – Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável, que reuniu os estados do Sul e Sudeste do Brasil, regiões onde está concentrada a maior parte do bioma Mata Atlântica.
Na solenidade de abertura, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, recebeu os governadores dos demais estados participantes. Durante os três dias de programação (terça, quarta e quinta-feira até o meio-dia), equipes técnicas dos sete estados discutiram propostas e estratégias voltadas à preservação ambiental.
Um dos principais resultados da conferência foi a elaboração da Carta de Curitiba, documento que será encaminhado à COP 30, com o propósito de assegurar que, além das discussões sobre a Amazônia, também fossem contempladas as demandas do bioma Mata Atlântica.
Destacou-se ainda a participação do Rio Grande do Sul, que contribuiu com pautas relacionadas ao bioma Pampa, característico daquela região.
No decorrer do evento, o prefeito Ivanor Müller também participou do jantar promovido pela AMP, ao lado de outros prefeitos paranaenses e do presidente da entidade, Marcel Micheletto, fortalecendo o diálogo e a integração entre as lideranças municipais.
Assim, a conferência configurou-se não apenas como um espaço técnico de construção de propostas, mas também como um encontro político de articulação e fortalecimento das lideranças estaduais e municipais em prol da sustentabilidade.
Fonte: Departamento de Comunicação-Kely Robes