Rua XV de Novembro, 135 - Centro
(42) 3460-1155
X

Projeto Centenário

Quarta-feira, 05 de julho de 2017

Última Modificação: 07/08/2017 13:33:27 | Visualizada 1083 vezes


Ouvir matéria

Neste ano de 2017, em virtude da comemoração do Centenário de nosso município, tornou-se imprescindível o resgate da história e de vários aspectos importantes ligados ao desenvolvimento de Teixeira Soares, bem como a homenagem aos antepassados que com muito esforço lutaram para o crescimento e o progresso do município.

Foi de suma importância à investigação da origem e da história do nosso município, reconhecendo o local onde vivemos, levando a valorização e a preservação de sua identidade cultural.

Para tanto, realizou-se um concurso de produções: desenhos, frases, textos em prosa, textos em versos,paródias, cartazes, fotos, trovas, crônicas e memórias. Foram envolvidos todos os alunos da rede municipal e estadual, desde a Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental e Ensino Médio, totalizando a participação de 2250 alunos.

Teve como objetivo geral, conhecer e valorizar a história e o patrimônio histórico-cultural da cidade em que vivemos, estabelecendo relações entre o presente e o passado e percebendo-se como ser ativo e participante da história do município.

Realizaram-se diversas atividades, buscando:

- Conhecer a história do município de Teixeira Soares para valorizar aspectos econômicos, étnicos, culturais e políticos.

- Conhecer a história da ferrovia, transporte de mercadorias, destino e sua influência no desenvolvimento do município.

Este projeto teve como base a pesquisa da História do Município de Teixeira Soares e durante os meses de março e abril foi trabalhada a exploração do texto sobre a História do Município, sendo que os professores trabalharam de formas diversificadas visando à interação, o conhecimento e a aprendizagem para produzir e reproduzir os trabalhos no decorrer dos meses de maio e junho.

Foram selecionados os melhores trabalhos e classificados após uma avaliação realizada por duas comissões compostas por professores aposentados que avaliaram os trabalhos dos alunos das escolas estaduais e professores estaduais que avaliaram os trabalhos dos alunos das escolas municipais.

Realizou-se uma belíssima solenidade de premiação aos alunos que participaram e que foram classificados. Os prêmios entregues aos alunos foram diversificados: brinquedos e jogos pedagógicos, camisetas, livros literários, coleções de livros infantis, mochilas, kits escolares e pendrives, com o objetivo de incentivar e estimular a leitura e a aprendizagem.  Aconteceu no dia 05 de julho de 2017, no Centro de Eventos Miguel Belinoski e foi organizada pela Equipe da Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação do Secretário Clemerson Jonari Cardoso. Ressaltamos a participação de todos os CMEIs, APAE, Escolas Municipais e Estaduais que abrilhantaram o evento com maravilhosas apresentações alusivas ao Centenário de Teixeira Soares e foram agraciados com o recebimento de um quadro de parabenização pela participação no projeto.

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza e agradece a todos que se envolveram e se dispuseram para que o projeto se concretizasse de forma tão grandiosa e exuberante.

 Galeria de Fotos

 Veja Também