Rua XV de Novembro, 135 - Centro
(42) 3460-1155
X

Dia Mundial da Obesidade

Sexta-feira, 04 de março de 2022

Última Modificação: 16/03/2022 14:53:08 | Visualizada 336 vezes


Ouvir matéria

Hoje (04/03), é o Dia Mundial da Obesidade, data que tem o objetivo de chamar a atenção para esse tema, incentivando e conscientizando sobre práticas que ajudam a manter um estilo de vida saudável. Ainda, segundo dados de 2021, do Ministério da Saúde, mais de 60% dos brasileiros adultos apresentam excesso de peso e, atualmente, é um assunto de interesse universal.

 

“A má alimentação, o sedentarismo, fatores endócrinos e genéticos são agentes que contribuem para a obesidade e o excesso de peso. O tratamento ideal é constituído por etapas como mudança de hábitos, reeducação alimentar e a prática regular de exercícios físicos. A adoção de hábitos saudáveis pode evitar o excesso de peso e as enfermidades desencadeadas pela obesidade”, pontua a nutricionista da prefeitura de Teixeira Soares, Luana Mayara Duarte de Oliveira.

 

O que é a obesidade?

É o acúmulo excessivo de gordura corporal derivado de um desequilíbrio crônico entre a energia ingerida e a energia gasta. Neste desequilíbrio podem estar implicados diversos fatores relacionados com o estilo de vida (dieta e exercício físico), alterações neuro-endócrinas, juntamente com um componente hereditário.

 

A obesidade é “um fator de risco para patologias graves como a diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, distúrbios reprodutivos em mulheres, alguns tipos de câncer e problemas respiratórios, podendo ser causa de sofrimento, depressão e de comportamentos de esquiva social, que prejudicam a qualidade de vida”, explica Luana Duarte de Oliveira.

 

Saiba como medir o IMC:

São consideradas com excesso de peso pessoas com índice de massa corporal (IMC) igual ouacima de 25 kg/m2, e obesas as que possuem IMC igual ou acima de 30 kg/m2. O resultado é obtido pela divisão do peso do indivíduo pela altura ao quadrado.

 Galeria de Fotos

 Veja Também