Última Atualização do site:
12/08/2022 11:01:39
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / | ||
Visualizada 189 vezes | ||
Alunos do 4º e 5º ano da rede municipal assistem espetáculo "Menestrel conta a imigração no Paraná" | ||
Sexta-feira, 01 de julho de 2022 | ||
Incentivando a cultura, na quarta-feira (29), estudantes do 4º e 5º ano assistiram ao teatro de sombras “Menestrel conta a imigração do Paraná''. A apresentação aconteceu no período matutino, na Centro Social Vianei, e contou com a presença de 250 alunos das escolas municipais de Teixeira Soares.
Para a professora do 4º ano da Escola Municipal Padre Ladislau Maibuk, essa interação entre cultura e educação é muito importante. “É muito importante esse tipo de interação fora da escola de aula. O tema que foi discutido no teatro é bem o assunto estudado nos 4ª e 5ª anos nas escolas, e isso é uma maneira de fazer com que esses temas estudados em sala sejam abordados de forma lúdica”, explica.
A apresentação, que aconteceu em parceria da Companhia Karagozwk, com a Prefeitura de Teixeira Soares, através da Secretaria de Educação e Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico, tem como objetivo levar a história da imigração para alunos das escolas municipais. “Foi ótimo pois propiciou aos nossos alunos uma aula de história do Paraná de forma encantadora, além de um momento de apreciar e conhecer o Teatro de Sombras. Agradeço a parceria com a Secretaria de Cultura pela oportunidade e também a Companhia Karagozwk por nosso município ter sido escolhido para esta turnê de espetáculos”, pontua a Secretária de Educação, Simone Tullio.
A CIA está cobrindo 12 municípios do Paraná pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) e, em todos os locais, as apresentações acontecem, geralmente, para alunos do ensino fundamental e até mesmo para o ensino médio.
O ESPETÁCULO: O espetáculo começa com uma carroça perdida e misteriosa, avistada por Menestrel (Marcello Andrade) e Esmeralda (Anidria Stadler), que são convidados por Nona do Bem, uma boneca de sombra, para visitar o Paraná e conhecer a história do Estado. Com muita música, bonecos de sombras e diversão, é um livro mágico que leva os aventureiros a conhecer mais sobre os primeiros imigrantes. Tudo é apresentado no teatro de sombras.
“O objetivo deste trabalho é levar um pouco da história da imigração do Paraná. O Paraná que é um caldeirão de culturas, nós temos imigrantes vindo de muitos lugares, inclusive alguns desconhecidos, como armênios, gregos e de tantos outros lugares, então o objetivo principal é despertar o interesse do aluno em estudar mais sobre história e sobre a imigração, para conhecer de onde a gente veio”, explica o Diretor Artístico, Marcello Andrade.
]Atuando há 37 anos na região sul do país, a Companhia Karagozwk, responsável pela peça, também ministrou oficinas de sombras nas cidades em que ocorreu a apresentação. Além de Andrade e Stadler, a apresentação contou também com Paulo Maia, responsável pela cenografia.
|
||
![]() |
||
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
||
![]() |
||
05/08/2022 - Gerente de Projetos do Hospital Israelita Albert Einstein visita UBS DE Teixeira Soares
![]() |
||
VER TODAS | ||
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 9:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
GOVERNO ATUAL | SECRETARIAS | O MUNICÍPIO | SERVIÇOS | IMPRENSA |