Rua XV de Novembro, 135 - Centro
(42) 3460-1155
X

Alunos do 4º e 5º ano da rede municipal assistem espetáculo "Menestrel conta a imigração no Paraná"

Sexta-feira, 01 de julho de 2022

Última Modificação: 01/07/2022 14:52:58 | Visualizada 462 vezes


Ouvir matéria

Incentivando a cultura, na quarta-feira (29), estudantes do 4º e 5º ano assistiram ao teatro de sombras “Menestrel conta a imigração do Paraná''. A apresentação aconteceu no período matutino, na Centro Social Vianei, e contou com a presença de 250 alunos das escolas municipais de Teixeira Soares.

 

Para a professora do 4º ano da Escola Municipal Padre Ladislau Maibuk, essa interação entre cultura e educação é muito importante. “É muito importante esse tipo de interação fora da escola de aula. O tema que foi discutido no teatro é bem o assunto estudado nos 4ª e 5ª anos nas escolas, e isso é uma maneira de fazer com que esses temas estudados em sala sejam abordados de forma lúdica”, explica. 

 

A apresentação, que aconteceu em parceria da Companhia Karagozwk, com a Prefeitura de Teixeira Soares, através da Secretaria de Educação e Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico, tem como objetivo levar a história da imigração para alunos das escolas municipais. “Foi ótimo pois propiciou aos nossos alunos uma aula de história do Paraná de forma encantadora, além de um momento de apreciar e conhecer o Teatro de Sombras. Agradeço a parceria com a Secretaria de Cultura pela oportunidade e também a Companhia Karagozwk por nosso município ter sido escolhido para esta turnê de espetáculos”, pontua a Secretária de Educação, Simone Tullio. 

 

A CIA está cobrindo 12 municípios do Paraná pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) e, em todos os locais, as apresentações acontecem, geralmente, para alunos do ensino fundamental e até mesmo para o ensino médio. 

 

O ESPETÁCULO:

O espetáculo começa com uma carroça perdida e misteriosa, avistada por Menestrel (Marcello Andrade) e Esmeralda (Anidria Stadler), que são convidados por Nona do Bem, uma boneca de sombra, para visitar o Paraná e conhecer a história do Estado. Com muita música, bonecos de sombras e diversão, é um livro mágico que leva os aventureiros a conhecer mais sobre os primeiros imigrantes. Tudo é apresentado no teatro de sombras. 

 

“O objetivo deste trabalho é levar um pouco da história da imigração do Paraná. O Paraná que é um caldeirão de culturas, nós temos imigrantes vindo de muitos lugares, inclusive alguns desconhecidos, como armênios, gregos e de tantos outros lugares, então o objetivo principal é despertar o interesse do aluno em estudar mais sobre história e sobre a imigração, para conhecer de onde a gente veio”, explica o Diretor Artístico, Marcello Andrade. 

 

]Atuando há 37 anos na região sul do país, a Companhia Karagozwk, responsável pela peça, também ministrou oficinas de sombras nas cidades em que ocorreu a apresentação. Além de Andrade e Stadler, a apresentação contou também com Paulo Maia, responsável pela cenografia. 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também