Rua XV de Novembro, 135 - Centro
(42) 3460-1155
X

Administração municipal inaugura Réplica de Estação de Trem "Ferroviário Manoel Corrêa Machado - Maneco Machado"

Segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Última Modificação: 18/12/2023 14:04:46 | Visualizada 204 vezes


Ouvir matéria

A Réplica de Estação de Trem “Ferroviário Manoel Corrêa Machado – Maneco Machado” foi inaugurada na noite de sexta-feira (15). Situada em frente à Praça Manoel Ogero Dias, na Avenida Prefeito José Viana, o local representa parte da história do município de Teixeira Soares e de seu desenvolvimento, a ferrovia.

 

“Inauguramos, na sexta-feira, a réplica de locomotiva. Teixeira Soares nasceu através do trem, e muitas pessoas fizeram parte desta história. Não consigo nomear todas as pessoas que fizeram a construção do trilho, pessoas que até deram a vida nesse projeto importante que trouxe o progresso para o município”, pontua o prefeito Lula Thomaz.

 

Na data, a bisneta de Manoel Machado fez uma apresentação de violino, a neta leu uma homenagem aos presentes e o Eloi Ruppel, filho do ex-ferroviário Osvaldo Ruppel, fez uma homenagem ao som de trompete. Na ocasião da inauguração estiveram presentes os familiares (esposa, filhos, netos e bisnetos), o prefeito Lula Thomaz, a vice-prefeita Juliana Belinoski e os vereadores Carlos Gorte, Claudinei de Souza e Marcelo Acordi.

 

O local, que homenageia todos os teixeira-soarenses que trabalharam na ferrovia e ajudaram no desenvolvimento do município, traz o nome do ferroviário Manoel Corrêa Machado. 

 

“Homenageamos o saudoso Manoel Machado, o famoso “Maneco”, juntamente com seus familiares, mas em seu nome cumprimento e estendo gratidão a todas as pessoas que fizeram parte da construção da linha férrea que trouxe o progresso para a nossa querida e amada Teixeira Soares”, conclui.

 

Manoel Corrêa Machado, conhecido pela população teixeira-soarense como "Maneco Machado", escreveu sua história em Teixeira Soares. Filho de Augusto Corrêa Machado e Maria Cândida Sevaibriq, nasceu em Teixeira Soares, em 1923. Neste mesmo município constituiu família e, em 1956, casou-se com Maria Olga Colesel Machado, com quem teve 11 filhos.

 

Na ferrovia, trabalhando na Rede Ferroviária Federal S/A, iniciou suas atividades em 09 de abril de 1951, sendo nomeado Guarda Chaves classe A em 01 de março de 1952. Foi um funcionário dedicado e exemplar, mantinha e tinha por seu local de trabalho muito zelo. Trabalhou no local por 30 anos, aposentando-se no dia 31 de agosto de 1982.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também